Questão 56 - UNESP 2011/2
Crianças que passam o dia sob controle de pais,
babás e professores, com a agenda lotada de atividades, agora têm também suas
brincadeiras da hora de recreio dirigidas por adultos. Cada vez mais colégios
particulares adotam o chamado "recreio dirigido", na tentativa de
resgatar formas saudáveis de brincar em grupos. Alguns educadores, porém, temem
que a prática se torne mais uma maneira de controlar uma geração que já
desfruta de pouca autonomia. Em uma das escolas, "o objetivo é melhorar a
integração, desenvolver a autonomia", diz a orientadora do colégio. Para
uma antropóloga, esse tipo de proposta acaba podando a iniciativa das crianças.
" Elas estão sempre sendo direcionadas, ficam esperando que alguém diga o
que é melhor fazer, perdem autonomia".
(Luciana Alvarez. O Estado de S.Paulo, 13.02.2011,
Aaptado.)
Sobre o texto, é correto afirmar:
Os profissionais da área
pedagógica possuem critérios consensuais para definir os meios mais adequados
para desenvolver a autonomia das crianças.
A prática adotada pelos colégios
particulares pressupõe uma rígida demarcação entre atividades de aprendizagem e
atividades lúdicas.
As escolas abordadas na
reportagem evidenciam uma dedicação especializada nas dimensões intelectuais do
processo de aprendizagem, em detrimento dos aspectos emocionais.
O recreio dirigido é criticado
por alguns profissionais por seu teor de enfraquecimento da escola como
instituição de controle.
RESPOSTA - Letra B
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